Morte em Familia: um clássico obrigatório do Homem Morcego

batman-from-the-symbol

 

batman_morteemfamiliaMorte em Família é uma das histórias clássicas e de leitura obrigatória para qualquer um que queira se aventurar dentro do universo do Batman.

Houve uma época em que Dick Grayson saiu da mansão Wayne e foi tocar a vida longe da sombra morcego. Ele entrou para os Titãs, abandonou o uniforme de Robin e adotou a identidade de Asa Noturna.

O Batman, depois de um tempo, adotou então um novo Robin, o garoto Jason Todd. Jason era um órfão que, depois da morte da mãe, de câncer, e do pai assassinado pelo Duas Caras, resolve morar nas ruas até ser encontrado pelo vigilante enquanto tentava roubar as rodas do batmóvel.

Bruce acredita que ser o novo Robin ajudaria o garoto a lidar com a perda familiar, porém o garoto se torna cada vez mais rebelde e fora de controle. O comportamento intempestivo do novo Robin não agradou uma parcela dos leitores, dividindo os fãs.

Em uma atitude inovadora, a DC Comics resolveu deixar nas mãos dos fãs o destino do garoto. Através de uma votação entre a vida ou a morte do personagem, optou-se pelo fim prematuro do novo Robin, o que aconteceu pelas mãos sádicas do Coringa. A história da morte de Jason é contada em Morte em Família.

Jason, descontrolado emocionalmente, descobre que a mãe pode estar viva e, utilizando os recursos e conhecimentos adquiridos como Robin, embarca em sua jornada.

Ele descobre que a mãe é uma médica “andarilha”, que supostamente ajuda pessoas em lugares necessitados. Ameaçada pelo Coringa, ela ajuda na emboscada que culmina com a captura do menino prodígio.

image

Surrado pelo criminoso, com um pé de cabra, Robin é deixado para trás junto com a mãe para morrer em uma tenda repleta de explosivos. Bom, não precisa dizer o quanto isso acirra o conflito entre o Batman e o Coringa, que passa ser considerado então como um dos mais mortais vilões da DC Comics.

Recente se especulou que esse enredo seria referenciado no filme Batman vs Superman, ao aparecer o uniforme de Robin, pichado pelo Coringa.

image

A HQ foi relançada pela editora Eaglemoss, dentro de uma coleção de clássicos DC. Vale muito a leitura.

One thought on “Morte em Familia: um clássico obrigatório do Homem Morcego

  1. Morte em Família é com certeza para mais q fãs de Batman, é para leitores se bons quadrinhos! A dica da edição da Eaglemoss é ótima! Preço justo por uma ótima edição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *