Um incrível ninja chamado Jiraya

1 (1)

jirayaSekai Ninja Sen Jiraiya, conhecido no Brasil como Jiraya , o Incrível Ninja, é uma série japonesa do gênero Metal Hero (Tokusatsu) produzida pela Toei Company, e desembarcou em terras tupiniquins pelas mãos da empresa Top Tape e foi ao ar pela primeira vez por aqui no dia 2 de outubro de 1989, na extinta Rede Manchete, fazendo muito sucesso na década de 90. Depois da falência da emissora, Jiraya chegou a ser exibido na Rede TV em 1999 e atulamente está na grade da Rede Brasil de Televisão.

Jiraya conta a história de Toha Yamashi, um jovem que recebe a missão de proteger um pedaço de uma antiga inscrição que indica o paradeiro de Pako, o tesouro do século. Esse tesouro na verdade tratava-se de uma cápsula de energia, enviada por uma civilização alienígena, e que continha um poder imenso e desejado por muitos, principalmente os caras maus.

Uma coisa interessante da série é que não havia características típicas das séries Metal Hero, como inimigos monstros e que se tornavam gigantescos., por exemplo. Nesse caso os inimigos de Toha eram realmente ninjas e a série só cedeu ao famigerado robo gigante no 35º episódio. Outro ponto que deixou a série diferenciada era que tanto os personagens quanto o roteiro foram inspirados em lendas e personalidades da cultura japonesa.

jiraiya2Dentre essas curiosidades, está o nome do herói, Jiraya, que é inspirado na lenda Jiraya Goketsu Monogatari, um ninja lendário que possuía o poder invocar e se transformar em um sapo gigante, apaixonado por uma kunoichi (mulher ninja) poderosa chamada Tsunade e que usava a magia das lesmas. Na lenda Jiraya foi traído por seu pupilo e amigo Yashagoro que dominava a magia da serpente.

Os ninjas chamados de Karasutengu, da família dos Feiticeiros (inimigos do herói) e que utilizam máscaras de pássaros, são baseados nos demônios mitológicos Tengu, meio gente e meio pássaros, e que habitam as florestas e são exímios lutadores.

Outro fato bacana de se comentar é que o ator Masaaki Hatsumi, que vive Tetsuzan Yamashi, na vida real é o fundador da instituição Bujinkan, uma organização internacional que ensina e divulga a arte do Ninjutsu pelo mundo, e recebeu o título de Soke de Toshitsugu Takamatsu ( o último ninja profissional ). Assim como seu personagem, Masaaki é o 34º sucessor de Togakure. E você saberia dizer o nome verdadeiro da Espada Olímpica, usada pelo Jiraya na série? O nome original dela é “Jikko Shinkuuken”, que traduzido significa “Espada do Vácuo Luminoso Óptico Magnético”.

Sabe aquele coral que canta ao fundo da música tema? É um mantra, “Gakoraitôsha, Akumafudô”, uma técnica ninja para paralisar o inimigo, cuja a tradução significa literalmente “Em nome dos meus ancestrais, que o demônio não se mova”. Para fechar a rodada de curiosidades sobre o Jiraya, o robô gigante Deus Jirai, foi construído por Shotoku Taishi para proteger Pako, sendo que Shotoku Taishi é o nome de um antigo regente do Japão, responsável pela introdução do budismo e confucionismo no país.

Abertura de Jiraya, o incrível ninja

 

takumi-tsutsui
Takumi Tsutsui, o eterno Jiraya

A série teve apenas uma temporada, com 50 episódios de 25 minutos de duração cada. Em seu elenco regular estavam Takumi Tsutsui (Toha Yamashi/Jiraiya), Tomoko Taya (Rei Yagyu/Kinin Reiha/Pako), Megumi Sekiguchi (Kei Yamashi/Himenin Emiha), Takumi Hashimoto (Manabu Yamashi), Masaaki Hatsumi (Tetsuzan Yamashi), Issei Hirota (Ryu Asuka/Yarinin Spiker), Hiromi Nohara (Chonin Benikiba) e Machiko Soga (Aracnin Morgana).

Para os fãs de Jiraya, Takumi Tsutsui estará no Brasil participando do Animefriends, no palco Fantasy, nos dias 16 e 17 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *