Harry Potter e uma magia que já dura 19 anos

harry-potter-quadribol

harry-potter-beco-diagonalOntem, 30 de junho, completaram-se 19 anos desde a publicação original de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o dia em que as livrarias britânicas recebiam pela primeira vez aquela que seria uma das maiores sagas literárias da atualidade. As professias estavam certas e Harry se tornou o eleito, e pelas mãos de J.K.Rowling o mundo acompanhou o desenvolvimento do jovem bruxo, desde sua entrada em Hogwarts até o conflito final com Lord Voldemort.

A saga de Harry Potter transfomou em ávidos leitores crianças, adolescentes e adultos, que foram apresentados a harry-potter-ilustrado2Hogwarts e acompanharam a busca pela pedra filosofal, a descoberta da Câmara Secreta, a verdade por trás do prisioneiro de Azkaban, o desenrolar do Torneio Tribuxo, o que foi a Ordem da Fênix, conheceram o Princípe Mestiço e um pouco de seus segredos, até a conclusão da busca pelas Relíquias da Morte e o confronto final entre Harry e seus aliados contra Lord Voldemort e seus Comensais da Morte.

O enredo de Harry Potter tem algo que realmente prende os leitores, e é exatamente a riqueza de detalhes das cenas e personagens (sem que a história fique chata), além do fato de todos os pontos estarem coerentemente ligados, mesmo coisas simples e aparentemente sem grande importância, mas que em determinado momento da saga se torna um ponto relevante na trama. Isso com certeza transporta o leitor para dentro deste universo mágico.

harry-potter-quadribolA identificação dos leitores com o spersonagens são outro ponto muito importante. Harry e seus amigos envelechecem praticamente juntos com os leitores, afinal a cada livro lançado, não só o leitor estará mais velho, mas todos dentro da história também. Uma prova disso é que apesar do gap de tempo entre As Relíquias da Morte e o esperado A Criança Amaldiçoada trará um Harry Potter mais velho, assim como os seus fieis leitores.

É interessante perceber como reagiram a cada descoberta de Harry Potter dentro dos livros, não só em relação a Lord Voldemort e o mundo da Magia, mas também às coisas que são naturais para um jovem que passa da infância para a adolescência e depois para o início da vida adulta. Vimos o primeiro dia de aula, a rejeição social, o início de uma grande amizade, o primeiro beijo e o primeiro amor de Harry. Acompanhamos a dor da perda do jovem bruxo por seus entes queridos e o amadurecimento como adulto.

harry-potter-livro8Agora, estamos prestes a presenciar o lançamento do oitavo livro depois de alguns anos depois do sétimo livro (2007). J.K.Rowling, que havia anunciado que teria terminado seu trabalho com Potter, talvez não tenha resistido à saudade e volta agora com Harry Potter e a criança amaldiçoada, que originalmente foi escrita como uma peça teatral e agora foi transcrita como livro, que chega até nós por aqui através da editora Rocco em outubro deste ano.

Harry Potter, o bruxo que conquistou leitores de todo o mundo praticamente, também conquistou famílias inteiras ao ser levado às telonas, tendo adaptados todos os sete livros da saga, sendo o último dividido em dois filmes, bem como os gamers com seus jogos para várias plataformas e pcs.

harrypotter-capas

O Estadão publicou ontem algumas curiosidade sobre Harry Potter e escolhi as mais bacanas para dividir aqui com vocês.

S11 ARQUIVO 6/07/2011 CADERNO2 CINEMA CENA FILME HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL FOTO DIVULGACAO
Harry Potter e a Pedra Filosofal nos Cinemas
harry-potter-peçaelenco
Elenco de “Harry Potter e A Criança Amaldiçoada” no teatro
Fans of the Harry Potter books queue outside Waterstones book store in Piccadilly in central London two days ahead of the release of the latest novel "Harry Potter and the Deathly Hallows" by British author J.K. Rowling July 19, 2007. REUTERS/Stephen Hird (BRITAIN)
Fãs na fila aguardando o sétimo livro ser lançado
J.K.Rowling no lançamento do site Pottermore.
Crianças leem “Harry Potter e a Ordem da Fênix” no lançamento do livro em Sidney, Austrália.

Harry Potter – Você sabia?

Quando agentes literários tentaram vender os direitos da desconhecida obra de J. K. Rowling, os editores brasileiros não deram a devida atenção. Talvez por ser uma história muito diferente e maior da que estavam acostumados a publicar para o público juvenil. A Rocco topou o desafio e não se arrependeu – o mesmo não pode ser dito sobre as demais editoras, que passaram os anos seguintes em busca de títulos que também encantassem esses leitores vorazes.

Depois de publicados todos os livros da série, começou a corrida para o lançamento de obras derivadas da história. Um dos títulos mais recentes, lançado também pela Rocco, é ‘Harry Potter e A Pedra Filosofal Ilustrado’. As ilustrações de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ são de Jim Kay, que fez um trabalho minucioso ao recriar o universo de Harry Potter em imagens e cores. O título original vendeu nada menos que 450 milhões de exemplares no mundo todo.

Harry Potter e a Pedra Filosofal virou filme em 2001, e no dia 23 de novembro de 2001, leitores fanáticos pela série faziam fila nos cinemas para tentar um ingresso para a estreia do filme, que tinha no elenco estavam as então crianças Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, e assim um novo sucesso entrou para a coleção de J. K. Rowling.

O lançamento de todos os livros sempre envolveu um rígido esquema de segurança – da tradução e edição ao momento da venda. No lançamento de ‘Harry Potter e A Ordem do Fênix’ aberta em Sidney, na Austrália, no dia 21 de junho de 2003, três anos de espera desde o lançamento do título anterior, ‘Harry Potter e O Cálice de Fogo’, as crianças não esperaram de chegar em casa. A meninada começou a ler ‘Harry Potter e A Ordem do Fênix’ ali mesmo, na Estação Central de Sidney, onde foi o lançamento. Fila também na frente da livraria Waterstones, na Piccadilly, em Londres, em 19 de julho de 2007, dois dias antes do lançamento de ‘Harry Potter e As Relíquias da Morte’. J. K. Rowling fez o que nenhum outro autor tinha conseguido até então: ela despertou crianças e adolescentes para o prazer da leitura. Sempre houve críticas com relação ao conteúdo, mas quase todos os especialistas defendem que é melhor ler uma literatura de entretenimento como essa do que não ler nada.

J. K. Rowling criou uma plataforma para comercializar o conteúdo digital relacionado à série e aos personagens e Pottermore foi lançado em 2011, com uma versão em português da plataforma inclusive. Lá, ela disponibiliza, também, histórias inéditas, como por exemplo,capítulos de ‘Magia na América do Norte’, ligados ao filme Animais Fantásticos e onde habitam, ligado ao universo de Potter e que chega em novembro nos cinemas.

A cadeira em J.K. Rowling sentou-se para escrever os dois primeiro livros da saga foi arrematada num leilão em abril deste ano por US$ 394 mil – oito vezes o valor estimado pelos organizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *