Crítica – Esquadrão Suicida

miniatura do filme_es

SuicidesquadlogoEsquadrão Suicida, um dos filmes mais aguardados para 2016, chegou finalmente aos cinemas. Cercado por polêmicas devido à duras críticas da mídia, o filme traz a adaptação para a telona do grupo reinventado por John Ostrander entre 1987 e 1992.

Na trama, um grupo de criminosos com habilidades especiais são postos para trabalhar pelo governo dos Estados Unidos sob a liderança de Amanda Waller. Eles devem cumprir missões que ninguém mais pode fazer, missões literalmente suicidas, e caso se deem bem e cumpram a tarefa dada terão um mês de redução em suas penas, caso falhem, serão os expiatórios, afinal são vilões.
esquadarao-suicidaO time é composto por Pistoleiro, Arlequina, Capitão bumerangue, El Diablo, Crock, Magia e Amarra, com o Coronel Rick Flagg escalado para domar este grupo junto com Katana. Para evitar que os bandidões fujam, um implante explosivo é posto em seu pescoço, que será detonado por qualquer ato de insubordinação, como fugir ou causar tumulto.

O filme começa com uma rápida apresentação dos membros do Esquadrão Suicida, com direito a ficha técnica, e depois uma breve explicação de como foram apanhados. Esse primeiro ato acontece em um rítmo leve e divertido, mostrando um pouco de como caíram nas mãos da maquiavélica Amanda Waller, idealizadora do Esquadrão.Temos também uma introdução ao novo Coringa, vivido por Jared Leto. Vale um destaque para a valsa do Coringa e da Arlequina, com a maluquinha utilizando seu traje clássico.

Suicide Squad – Blitz Trailer - Official Warner Bros. UKComeça o segundo ato e a luz do dia e as músicas pop do começo do filme dão lugar a um cenário escuro e às primeiras interações do Esquadrão com o inimigo. Dá para sentir, na troca brusca de tom, a mão pesada da Warner. As regravações feitas após a pesada crítica em cima do clima soturno e violenta de Batman vs Superman.

Um CGI um tanto bizarro dá aquele acabamento às forças inimigas, que desejam impedir o avanço de Flagg e seus vilões-parceiros. O terceiro ato volta a destuar bruscamente, e temos o embate final.

cervejabem-suicide-squad-esquadrao-suicida-765x374Com um roteiro um tanto confuso em suas trocas de ato, o foco derrapa um pouco. A ameaça também não convence e Amanda Waller acaba sendo mais perigosa e objetiva do que os vilões da história. O uso de músicas para envolver o público com o Esquadrão não funciona por ser excessivo algumas vezes. Com um roteiro confuso, talvez por ter sido realmente alvo de intervenções da Warner, o filme perde algumas vezes o tom, mas acaba se reperando depois para mostrar a batalha do grupo com um vilão que não convence, o filme tem seus pontos fortes também.

Alguns membros do elenco se encaixaram muito bem para os papéis, como o Pistoleiro de Will Smith, a Arlequina de Margott Robbie, o Capitão Bumerangue de Jai Courtney, e a Amanda Waller de Viola Davis. A grande decepção fica pelo uso do Crocodilo, que parece uma mistura de Lagarto com Ben Grim… muito estranho.

postermovie2O Coringa de Leto não tem um espaço muito bom para mostrar para o que veio, ao invés disso se torna o par romântico da Arlequina. Poderia ser usado apenas nas recordações da origem da Arlequina e só, não fez sentido ele no filme.

Uma das coisas que foi metralhada durante a campanha de divulgação do filme é a de que o time estava envolvido demais entre eles. Dá para perceber isso nas cenas de conflito entre eles e na luta final. Há uma químiica monstro entre eles.

No fim de tudo, o filme entrega o que promete nas campanhas de divulgação e se torna bem divertido. Esquadrão Suicida mostra que o Universo Extendido da DC caminha devagarinho para sua estruturação, já que além da menção dos eventos de Batman vs Superman, o clima das filmagens lembra muito aos filmes de Zack Snyder.

Resumindo, o filme é uma boa sugestão para diversão no cinema, comendo pipoca e bebendo refrigetante. Esquadrão Suicida vale o ingresso, apesar de não ser o filme do ano que a gente esperava.

Esqiadrão Suicida, dirigido por David Ayer, com Jared Leto (Coringa), Will Smith (Floyd Lawton / Pistoleiro), Margot Robbie (Drª F. Harleen Quinzel / Arlequina), Viola Davis (Amanda Waller), Joel Kinnaman (Rick Flag), Jai Courtney (George “Digger” Harkness / Capitão Bumerangue), Karen Fukuhara (Tatsu Yamashiro / Katana), Cara Delevingne (June Moone / Magia), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Waylon Jones / Crocodilo), Jay Hernandez (Chato Santana / El Diablo), Adam Beach (Christopher Weiss / Amarra), e Scott Eastwood.

Confira a nossa playlist com todos os trailers e spots de Esquadrão Suicida.

 

Avaliação no brisamômetro:   star star star star brisamometro_vazio brisamometro_vazio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *