Um pouco sobre Ghost Rider: O Motoqueiro Fantasma

ghost-rider_shield

ghost-rider-motoqueiroA Marvel anunciou recentemente a quarta temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D., mas o que causou um barulho foi o fato de que um dos personagens clássicos da Marvel estaria na telessérie. Falo do Motoqueiro Fantasma, ou pelo menos a versão mais recente do personagem.

O que pode dar um nó em algumas pessoas menos avisadas é o fato de que esse Motoqueiro Fantasma não irá guiar uma moto, mas um carro. Sim, você leu certo, um carro, afinal a mais nova versão do Espírito da VIngança não é um motoqueiro. Isso acontece porque no Brasil, Ghost Rider foi traduzido como Motoqueiro Fantasma, afinal Johnny Blaze guiava uma moto, mas na verdade o termo Rider pode ser traduzido como uma espécie de corredor. Fato esse que no passado, um cavaleiro dos tempos do faroeste também usou esse nome, renomeado posteriormente para Cavaleiro Fantasma, e agora um mecânico latino de Los Angelos adota o nome Ghost Rider enquanto guia seu muscle car.

Diante da nova exposição do Motoqueiro Fantasma para o público em geral, resolvi contar um pouco sobre o personagem. Então bora lá!

ghost-rider-johnnyblazeCriado em 1972 pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, Ghost Rider estreou na edição 5 da revista Marvel Spotlight daquele ano. Surgia então Johnny Blaze, o motoqueiro que faz um pacto com o demônio para salvar a vida do pai, Barton Blaze, em troca de sua alma. O artista de manobras em sobre motocicletas acabou hospedando Zarathos, o espírito da vingança, que Blaze conseguiu encarcerar, posteriormente, dentro da jóia conhecida como Cristal Espiritual. Johnny Blaze continuou com os seus poderes mesmo sem a união com Zarathos. Johnny Blaze teve sua própria revista entre 1972 e 1983.

ghost-rider_danny-ketchEm 1990, porém, Howard Mackie e Javier Saltares traziam a nova versão de Ghost Rider. Nesta releitura, Danny Ketche sua irmã Barbara são perseguidos por uma guangue de ninjas até um ferro velho. Danny encontra uma motocicleta abandonada e, ao tocar na tampa do tanque do veículo, entra em contato com o espírito de Noble Kale, tornando-se assim o novo Ghost Rider. Depois de algumas tretas com Johnny Blaze, que acreditava que Ketch se tornara hospedeiro de Zarathos, a dupla de Ghost Riders descobre que são na verdade irmãos e Noble Kale é na verdade um ancestral deles. A descoberta se deu depois de que, durante um confronto contra o vilão Blecaute, Blaze percebeu que o espírito da vingança que controlava o novo Ghost Rider não se tratava de Zarathos.

ghost-rider_robbie-reyesEm 2014, a Casa das Ideias resolveu dar uma sacudida em seus personagens e criou a Iiniciativa Marvel Now!, que deu origem à revista All-New Ghost Rider. Agora Ghost Rider tinha um novo hospedeiro, Robbie Reyes, um adolescente latino que fora brutalmente assassinado e trazido de volta a vida pelo espírito de Eli Morrow, que assombrava o Dodger Charger que Reyes dirigia. Nascia assim o Ghost Rider que não guia uma motocicleta, mas um carro envenenado, um tipo de “Motorista Fantasma“!

Robbie é um estudante, trabalha em uma oficina mecânica em Los Angeles e cuida do irmão Gabe, que possui debilidade de desenvolvimento. O adolescente entra em uma corrida de carros para faturar uma grana, afinal ele quer um futuro melhor para o irmão, longe da vizinhança cheia de problemas de gangues, drogas, assaltos, e bullying. O rolo é que Reyes pega o Dodger que está na oficina para correr, sem saber que o carro está com uma batelada de pílulas com a fórmula Hyde de Calvin Zabo. O dono da fórmula manda um grupo de mercenários para recuperar a droga e Reyes é morto no processo.

ghost_rider_motoristaRevivido como um ser demoníaco, cuja cabeça é um misto entre crânio flamejante e capacete, Robbie Reyes entra no carro, que também se torna flamejante como as motocicletas dos outros Ghost Riders, e persegue seus assassinos. Depois de dar cabo de alguns deles, o garoto acorda em casa e, após se transformar novamente, descobre que é o hospedeiro de um espírito da vingança. O espírito de Eli Morrow, que fora assassinado por uma gangue, oferece ajuda ao garoto para limpar a vizinhança dos perigos que ali atormentam. Reyes, é claro, aceita!

Este novo Ghost Rider foi criado pela dupla Felipe Reyes e Tradd Moore, e foi inspirado visualmente em Zayn Malik, da banda One Direction.

Poderes e habilidades do Ghost Rider

Equiparado a um Mutante nível ômega, Ghost Rider possui poderes de natureza sobrenatural tipo:

ghost-rider-classic– Força, velocidade e resistência de natureza mágica, chegando a níveis incalculavelmente altos;
– Projeção de fogo normal e infernal;
– Regeneração espontânea;
– Invulnerabilidade ao fogo e ao calor;
– Capacidade de alterar seu tamanho
– Tanto ele como seus veículos são capazes de se locomover sobre superfícies líquidas, verticais, além de poder viajar por entre as dimensões;
-Sua corrente é Infinita e cada elo pode ser arremessado;
– Sua moto, quando misturada ao “Fogo Infernal” é quase indestrutível, e mesmo quando é destruída, ela se reconstrói;
– O “Olhar de Penitência“, sua habilidade mais mortal, queima a alma da vítima.

Ghost Rider já teve sua versão em outras mídias fora dos quadrinhos! O personagem fez uma rápida aparição na clássica série animada dos X-Men, na mente do Gambit. No cinema, Mark Steven Johnson dirigiu o filme estrelado por Nicolas Cage em 2005 e ganhou uma sequência, que não foi muito bem recebida pelo público. Agora, Ghost Rider foi anunciado na 4ª temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D. e, diferente das outras duas encarnações fora dos quadrinhos em foi usada a versão de Johnny Blaze, tudo indica que quem dará as caras será Robbie Reyes, já que seu carro este exposto na Comic Con de San Diego deste ano e por conta do seu envolvimento com a fórmula H
yde de Calvin Zabo, que já está na série.

ghost-rider-desenho
Na animação dos X-Men
motoqueiro_fantasma_cinema
Nos dois filmes para o cinema
ghost-rider-pic
Na TV em Agentes da SHIELD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *