A Viagem de Chihiro: Impressão e Curiosidades

maxresdefault

Oii genteee… Qualquer admirador da cultura oriental que se prese já ouviu falar do Studio Ghibli.  Entretanto para quem nunca ouviu falar vou dar um  breve introdução aqui. O Studio Ghibli é um estúdio de animação famoso no Japão e no mundo.  Algumas animações famosas são Meu amigo Totoro, A Viagem de Chihiro e Ponyo. Este último passava muito na Discovery Kids há algum tempo atrás e hoje tem no Netflix. Essas são só três de muitas animações maravilhosas desse estúdio!

 

A Viagem de ChihiroA Viagem de Chihiro merece ser o primeiro de muitos posts que irei fazer sobre o Studio Ghibli. Não só por ter uma indicação ao Oscar, mas também pela lição que tem por trás da história.

Chihiro é uma menininha que está de mudança, assim como muitas ela não está animada em sair de perto de tudo que ela conhece, o que não adianta em nada, pois ela se mudar mesmo assim. No caminho para sua casa nova Chihiro e seus pais se perdem e acabam chegando em uma vila que, aparentemente, está abandonada. O problema é que na verdade a vila é uma espécie de casa de banho para deuses e seus pais foram transformados em porcos por comerem a comida dos clientes. Toda a trama gira em torno da Chihiro que busca sair daquele lugar e salvar seus pais.

imagesAgora a parte que eu achei muito interessante é que na época o Japão tinha problemas com o trabalho infantil em casas de banho, o que é visto na animação. Chihiro tem que trabalhar na casa de banho para que possa ficar lá. Além de ter que dar seu nome como garantia. O filme deixa claro que devemos cuidar de nossos nomes, pois são únicos e é a maior representação do que somos. Ou seja, apesar de ser uma animação, que teoricamente é infantil, ela traz uma crítica social e atual do país.

O filme foi lançado no Japão em 2001, porém no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra foram lançados em 2003, ano em que ganhou o Oscar, como melhor animação.

 

Assista o Trailer de A Viagem de Chihiro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *