Ameba é batizada em homenagem a Gandalf

scared-gandalf

Não entendeu o título do artigo? Mas é isso mesmo, uma nova ameba foi batizada em homenagem a Gandalf, o mago mais temido e amado da Terra Média!

Pesquisadores brasileiros do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) encontraram uma nova espécie de ameba, que apresenta uma carapaça cujo formato lembra muito o chapéu do mago Gandalf. Pelo jeito, alguém nesse grupo de pesquisa é muito fã da obra de Tolkien e conseguiu convencer os colegas a batizar a espécie de ameba como Arcella Gandalfi.

Essa galera do IB-USP trabalha em colaboração com o Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma empresa de consultoria ambiental de Vila Velha, no Espírito Santo, e uma pesquisadora de Minas Gerais. O Professor Daniel J. G. Lahr, do Departamento de Zoologia do IB-USP e coordenador do projeto, comentou que encontrar uma nova espécie de ameba é algo raro, já são organismos muito pequenos e pouco estudados, acrescentando-se o fato de haver um número bem pequeno de taxonomistas deste grupo em terras tupiniquins.

A Arcella Gandalfi é um tipo de ameba conhecida como tecameba e possui a habilidade de construir abrigos em diferentes formatos e, de acordo com Lahr, houveram relatos sobre sua existência em Minas Gerais, Paraná, Amapá e Rio de Janeiro, porém em um número baixo demais para ser analisado. Foi só em 2016 que a bióloga Jordana de Carvalho e Féres procurou o pesquisador com uma amostragem significativa para fazer a análise e assim concluir a descoberta  desta nova espécie.

Arcella-gandalfi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *